About

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Curso “AACR2r, ISBD consolidada e RDA: a Representação Descritiva sob novos processos”, com Fernando Modesto

Estão abertas as inscrições para o curso “AACR2r, ISBD consolidada e RDA: a Representação Descritiva sob novos processos”, com Prof. Dr. Fernando Modesto 











Este curso promovera a atualização teórico-prática sobre os novos códigos de catalogação (ISBD consolidada e RDA), e sua aplicação na elaboração de registros bibliográficos. Apresenta novos elementos descritivos e procedimentos distintos do atual código AACR2r.

Objetivo: O programa pretende dar um panorama geral sobre as mudanças e tendências ocorridas na Representação Descritiva, por meio de explanação sobre a estrutura e aplicação dos códigos. Adotando como metodologia, análise comparada dos mesmos.

Carga horária do curso: 6h

Conteúdo programático:
- Novos Princípios e Conceitos da Catalogação;
- AACR2r: estrutura e aplicação (revisão regras gerais);
ISBD Consolidada: histórico, estrutura e aplicação;
- RDA: histórico, estrutura e aplicação;
- Formato MARC e a utilização sob os códigos (AACR2r, ISBD consolidada e RDA);
- Exemplos: Livros e material não livro.

Público-Alvo: Destinado aos bibliotecários em geral e, em especial, aos bibliotecários responsáveis por programas ou políticas de catalogação, além de estudantes interessados em conhecer, discutir e refletir sobre as mudanças ocorridas no processo da representação descritiva.

Metodologia: Aula expositiva/dialogada.

Programe-se!
Data: 06 de dezembro de 2014 (sábado).
Horário: das 9h às 16h.
Local: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Vagas limitadas. Os participantes receberão certificado.

Valores e formas de pagamento:
Valor: R$ 150,00
Formas de pagamento: PagSeguro ou depósito em conta
Você pode pagar sua inscrição via PagSeguro, utilizando cartão de débito, crédito (à vista ou parcelado) ou boleto bancário. Se preferir realizar o pagamento via depósito em conta-poupança, os dados bancários serão informados no formulário de inscrição.
Inscrições via depósito em conta-poupança podem ser realizadas até 03/12.

Valor para associados ABECIN: R$ 100,00
Forma de pagamento: somente via depósito em conta
Os dados bancários serão informados no formulário de inscrição.
Inscrições via
 depósito em conta-poupança podem ser realizadas até 03/12.

Emitimos Nota Fiscal para empresas e instituições. Para obter a nota, por favor, envie os dados (razão social, CNPJ, endereço da empresa e nome completo do participante) para: paloma.altran@gmail.com

Vagas esgotadas. Inscrições encerradas. 


Currículo Resumido do Prof. Dr. Fernando Modesto.
Graduação (1980) e Mestrado (1989) em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Carlos III de Madrid, Espanha (2008/2009). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Experiência acadêmica na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação. Temas de interesse e pesquisa: Representação Descritiva, Formatos de Intercâmbio Bibliográficos, Metadados , Open Data, Automação de Serviços de Informação, Software Livre, Internet e Redes Sociais, Repositórios Digitais. Todos os temas aplicados aos estudos teóricos e práticos no ambiente da informação registrada (sob aspecto da descrição bibliográfica).
Acesse o CurrículoLattes.

0 comentários :

Postar um comentário