A Prof.ª Valéria Valls, coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, da FESPSP costuma dizer que sou “híbrida”. Essa brincadeira existe porque minha formação em Biblioteconomia foi realizada passando por diferentes faculdades. Iniciei meu curso na UNESP (Campus de Marília), depois fiz intercâmbio na USP e terminei o curso na FESP. Esse “passeio” entre diferentes instituições enriqueceu muito minha formação, ampliou minha visão e possibilitou detectar quais são os pontos fortes/fracos de cada uma delas.
Em 2008, fiquei sabendo que a USP sediaria IX EREBD SE/CO (Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação das Regiões Sudeste e Centro Oeste), como estava estudando lá, entrei em contato com os alunos que estavam organizando o evento e ofereci minha ajuda. Fui muito bem recebida e passei a integrar as comissões de Apoio (patrocínio) e Divulgação. Realizei meu trabalho, participei de todas as reuniões e comecei a auxiliar o trabalho das demais comissões. Envolvi-me de tal maneira que, ao final, os demais integrantes da Comissão Organizadora gentilmente me realocaram para integrar a “Comissão Geral”, responsável pelo gerenciamento do evento como um todo. Foi uma experiência ímpar e muito gratificante. Esse evento em especial é muito mais trabalhoso, pois o EREBD tem como característica “receber” as delegações vindas de outros estados, ou seja, além de organizarmos a parte científica/acadêmica, organizamos também o local e toda a infra-estrutura necessária para alojar os participantes durante os 4 dias de evento, temos que nos preocupar com a seleção e convite de palestrantes e, ao mesmo tempo, em providenciar alimentação, banheiros químicos e demais itens necessários para um encontro que reúne centenas de estudantes. Esse trabalho voluntário me proporcionou novas e importantes amizades, um grande aprendizado e ampliou minha visão em vários aspectos.
Em 2010, estava cursando meu último ano na FESP. No entanto, como mantive as amizades e o contato com o pessoal da USP, mais uma vez me ofereci para ajudá-los na organização de evento, desta vez a V Semana de Biblioteconomia ECA/USP, que foi realizada de 27 de setembro a 01 de outubro, com o tema “Áreas de atuação do bibliotecário”. Novamente, essa iniciativa de ajuda na organização de um evento acadêmico me proporcionou muitos aprendizados, importantes contatos e uma satisfação imensa em realizar esse trabalho.
Em 2011, já formada, sinalizei minha disponibilidade e fui muito bem recebida para ser a Coordenadora da VI Semana de Biblioteconomia ECA/USP. Senti a necessidade em realizar essa organização pelo amor que nasceu em mim por essa atividade, gosto muito de todo o trabalho de organização/coordenação e, também, por ver que era preciso orientar os calouros da USP, membros da Comissão Organizadora daquele ano, para que essa importante iniciativa discente - que dá a oportunidade para que discentes e profissionais já formados possam participar, gratuitamente, de palestras/mesas-redondas, proporcionando acesso, a troca, a reflexão e formação de opiniões a respeito de assuntos pertinentes à nossa área - não seja abandonada, pelo contrário, para que esse evento, que em 2012 terá sua sétima edição, continue acontecendo e se fortalecendo a cada ano.
É muito gratificante poder ofertar, gratuitamente, aos discentes, docentes, profissionais e demais públicos interessados um evento com palestrantes especialistas nos assuntos tratados e debates de qualidade, seja de forma presencial ou remota (via transmissão pela internet), uma oportunidade de troca tão importante para o desenvolvimento de nossa área e crescimento profissional.
As experiências adquiridas nesses trabalhos me motivaram a dar continuidade na atividade de promoção de eventos na área da Ciência da Informação. Meu objetivo é poder oferecer cursos sobre temas importantes em nossa área, para atualização e desenvolvimento profissional, com palestrantes reconhecidos academicamente e pelo mercado, proporcionando, assim, o acesso à informação mas praticando valores financeiramente mais acessíveis que os demais ofertados pelas empresas do setor. Pois o objetivo não é o lucro, o ganho desenfreado e, sim, a oportunidade de exercer uma atividade pela qual tenho paixão e, ao mesmo tempo, auxiliar as pessoas interessadas em atualizar seus conhecimentos.
Os eventos são uma grande oportunidade de aprendizado, não apenas na absorção das informações proferidas pelo palestrantes, mas também pela ótima oportunidade de conhecer e trocar experiências com demais profissionais da nossa área.
Espero que seja uma caminhada que proporcione muitas conquistas no campo do saber a todos nós!
0 comentários :
Postar um comentário