Roseli Miranda e Paloma Altran |
Foi um sábado muito frio, mas os edredons e as camas quentinhas não conseguiram segurar os profissionais ávidos de saber, felizmente! Com 100% de presença, todos enfrentaram o frio para passar o sábado no curso, adquirindo e trocando informações.
João Lazaro, de Araras, interior de SP |
Roseli Miranda, que é especialista em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas, docente no curso de pós-graduação na FESPSP, membro da Comissão de Informação e Documentação Jurídica do CRB 8ª região e tem vasta experiência no trabalho em arquivos e centros de documentação, compartilhou seu conhecimento, sempre trazendo informações teóricas e realizando um link por meio de exemplos práticos, o que foi um dos pontos-alto do curso, muito elogiado pelos participantes. Trazer para o curso exemplos práticos ajuda no entendimento e consequente aprendizado dos participantes e a Roseli, com sua experiência, nos presenteou com exemplos muito elucidativos.
A palestra iniciou com uma visão sobre o "negócio", ter esta questão muito bem definida e clara é fundamental para a gestão da informação, que precisa estar alinhada à visão, missão e valores da empresa/instituição a qual o Arquivo/Centro de Documentação pertence. Também foi falado sobre a análise do ambiente externo e interno, além das questões relacionadas a sociedade do conhecimento e a decisão estratégica, todos pontos importantes para a gestão.
Roseli também retomou conceitos essenciais como a Teoria Arquivística e seus Princípios (Proveniência, Integridade, Organicidade, Unicidade e Cumulatividade), a Teoria das Idades Documentais e a Tabela de Temporalidade de Documentos.
Abordou como e quais são os passos e questões que devem ser analisadas e trabalhadas para se realizar a administração do arquivo e a gestão estratégica de documentos.
Os participantes realizaram alguns exercícios para melhor fixação dos conceitos trabalhados.
Roseli ainda abordou a questão da custódia e controle de temporalidade, da administração do acervo inativo, dos documentos digitais e as questões legais que envolvem os documentos (impressos e digitais) como meio de prova, sua validade jurídica, assim como o impacto da Lei nº 12.682 de 09/07/2012que regula a digitalização.
Tratou-se da Organização e Classificação dos Documentos e mostrou quadros com a tipologia documental mais comum que compõe os departamentos de uma empresa: Jurídico, Fiscal, Contábil e de Recursos Humanos.
Finalização do curso |
Enfim, isso é um breve resumo do que foi visto no curso! Foi um sábado de muito conteúdo, muito aprendizado e muita troca!
Agradeço à Roseli, por ter aceitado meu convite para ministrar este curso, agradeço a todos que ajudaram na divulgação, aos participantes que enfrentaram o frio, deixaram suas camas quentinhas e fizeram deste sábado um dia muito produtivo, agradeço à minha mãe, pelos quitutes do coffee break e ajuda no credenciamento, ao Akira, pelo excelente trabalho de impressão da Gráfica Takiy e por sempre estar ao meu lado, me apoiando e ajudando e agradeço à Alexandria On Line, pela ajuda com as pastas!
As fotos do curso estão postadas no Facebook e podem ser vistas clicando aqui.
Que possamos transformar todas estas informações e experiências em conhecimento!
2 comentários :
Parabéns Paloma!!! Está na hora de fazer novamente um curso com vcs!! beijos
Obrigada, Adriana! Você será sempre muito bem-vinda nos cursos! Um abraço!
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