About

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Veja como foi a palestra "Economize dinheiro redescobrindo a Biblioteca", realizada em 11.08.2012


Quadro digital com a programação da Biblioteca de São Paulo

Recentemente realizamos a palestra “Como Economizar Dinheiro Redescobrindo a Biblioteca”, atividade do Projeto “Redescobrindo Bibliotecas”, cujo idealizador é o Moreno Barros, que tem o intuito de mostrar para a população, por meio de uma palestra de 4h, como são as bibliotecas, quais os serviços e produtos oferecidos e como a população em geral pode aproveitar esse aparelho cultural para se informar, divertir e ter acesso à cultura de uma maneira acessível, com qualidade e gratuitamente.

Mesa de credenciamento
Em parceria com a Biblioteca de São Paulo (BSP) e com o apoio financeiro da Empresa Contempory, que custeou as passagens aéreas do palestrante Moreno Barros, que veio do rio de Janeiro, assim como com a contribuição do material (pastas/blocos de anotação/canetas) distribuído aos participantes, a palestra foi realizada no dia 11 de agosto, das 10h às 14h, no auditório da Biblioteca de São Paulo.

Esta palestra foi divulgada nas redes sociais (Facebook, Twitter), no site da própria BSP, no Blog dos Bibliotecários Sem Fronteiras (BSF) e também por e-mail. O intuito era atingir o público que não conhece e/ou freqüenta as Bibliotecas, justamente para fazê-los conhecer este universo e incentivar o uso dessas instituições.

Foram 4 horas muito produtivas. A maior parte do público era formada por bibliotecários formados. Havia também alguns estudantes de biblioteconomia e algumas pessoas com outras formações.

Moreno Barros, Regina Fazioli, Paloma Altran, Ana Marysa
e William Okubo
O palestrante Moreno Barros abriu a palestra. Sua fala durou cerca de 1h e 50 min. e abordou a questão das Bibliotecas Públicas, do surgimento ao período atual, quais foram as transformações que influenciaram esta instituição ao longo do tempo e quais as mudanças ocorridas nas Bibliotecas por conta destas transformações. Qual o papel/função desta instituição para a sociedade, o papel do Bibliotecário, os produtos e serviços que ela pode e deve oferecer e como a população pode se beneficiar culturalmente, socialmente e financeiramente utilizando a Biblioteca. 

Em seguida, tivemos uma pequena pausa de 20 minutos o coffe-break, momento de interação entre os participantes e palestrantes.

Momento do coffee-break
No retorno ao auditório, o palestrante William Okubo, bibliotecário, em sua fala com duração de aproximadamente 1h, deu um breve panorama sobre a Rede Municipal de Bibliotecas de São Paulo e apresentou mais profundamente a estrutura, acervo, produtos, serviços e programação cultural da BibliotecaMário de Andrade

Em seguida, foi a vez da palestrante Regina Fazioli, também bibliotecária, cujo discurso teve duração aproximada de 50 minutos, que apresentou a BibliotecaVirtual do Governo do Estado de São Paulo, breve histórico de formação, como funciona esta Biblioteca, seus serviços, produtos e como os cidadãos podem utilizar esta instituição para obter qualquer tipo de informação.

A equipe da Biblioteca de São Paulo foi muito atenciosa e prestativa em todos os momentos. Foi uma parceria muito feliz e agradecemos imensamente pela oportunidade!

O apoio financeiro da Empresa Comtempory foi imprescindível para a realização desta palestra e ficamos imensamente gratos por apoiarem nosso projeto!

Agracedemos, também, a todos os participantes, razão de ser de nosso trabalho, e esperamos que as informações e conhecimento gerados neste evento possam ser replicados a novas públicos.

Almoço entre palestrantes e organizadoras
E, claro, agradecemos ao Moreno Barros pelo iniciativa, ao William Okubo e Regina Fazioli por terem aceitado o convite para participarem da palestra compartilhando seus conhecimentos sobre a área.

A organização deste evento foi realizada pela Ana Marysa (da ECA/USP) e por mim. Ficamos imensamente felizes com este projeto!

Realizada a palestra, saímos para almoçar! Afinal, ninguém é de ferro!rs E aproveitamos para continuar a conversa que tanto nos anima: o fazer do bibliotecário, potencialidades, entraves, práticas e sonhos!


As demais fotos da palestra podem ser vistas clicando aqui!

0 comentários :

Postar um comentário