No dia 19 de outubro de 2013, promovi
o curso “Impactos de
e-books em bibliotecas”, com a palestrante Liliana
Giusti Serra, em Parceria fechada com a FESPSP. Segue um breve resumo!
Na introdução do curso Liliana
relembrou a história do livro e das invenções tecnológicas que impactaram o
percurso do livro e das bibliotecas. Falou da invenção da escrita passando pelo
pergaminho, códice, invenção da prensa, tipos móveis e comunicação eletrônica,
com o advento da internet.
Liliana falou sobre o conceito de
livro para abordar a questão do livro eletrônico e chamou a atenção para o fato
de um livro em formato pdf que seja a cópia fiel de um livro impresso, por
exemplo, não ser, na verdade, um livro eletrônico (e-book). Um arquivo em pdf
que seja a cópia fiel de um livro impresso é apenas um livro em um suporte
digital, mas o livro em si continua sendo “analógico”, mesmo estando em pdf,
porque este formato não utiliza os recursos (os hiperlinks e os conteúdos
dinâmicos e interativos) que o formato digital pode oferecer. Há uma diferença
entre o que é “nativo digital” do que é "transformado/convertido para o digital".
A palestrante explicou os conceitos
de:
• Livro eletrônico/digital;
• E-textbook (didáticos);
• Livro expandido (enhanced books);
• Livro interativo.
Explicou sobre a necessidade de se
ter um equipamento para leitura dos e-books:
• Computador / Notebook;
• E-reader (leitor digital);
• Tablet;
• Smartphone.
Falou sobre a leitura digital, que
pode ser Vertical: Periódicos, PDF, Sem ou com poucos recursos, Retomada
da leitura em rolo; ou Paginada: Simulação do formato códice, Familiaridade
de navegação, Alguns aplicativos reproduzem som de folhear, Paginação complexa
ou ausente.
Liliana mostrou os diversos modelos e
explicou as diferenças entre e-reader, tablets, os formatos disponíveis para
cada um deles e como deve ser feita a escolha, o que devemos considerar no
momento de aquisição.
Vimos também as questões que envolvem
os conteúdos para os e-books, suas relações com as bibliotecas (escolar –
infantil/infanto-juvenil, acadêmica, pública) e seus tipos:
• Produção acadêmica / Institucional;
• Domínio público;
• Obras gratuitas;
• Obras de baixo custo (low cost);
• Open Access (acesso aberto);
• Conteúdo licenciado;
• Auto-publicação.
A palestrante explicou sobre os
formatos (aberto ou proprietário) e sobre o DRM (Digital Rights Management),
suas implicações e impactos em relação às bibliotecas e deu um panorama sobre
as questões de direitos autorais no nosso país e no mundo.
Liliana falou sobre as diferenças
entre editores, agregadores, distribuidores e fornecedores, quais modelos de
negócios cada uma dessas categorias costuma utilizar, modo de
assinatura/aquisição dos e-books e o que as bibliotecas precisam questionar e
observar, principalmente nos contratos, para que a aquisição não seja
equivocada ou ineficiente para a biblioteca.
Um ponto muito importante ressaltado
pela palestrante foi o fato de ser imprescindível que a Biblioteca atrele ao
seu catálogo (de preferência obtendo os metadados para inserção no OPAC) a
lista de e-books adquiridos – seja a aquisição de forma perpétua ou por meio de
assinatura. Ou seja, é preciso que estes produtos estejam totalmente ligados à
biblioteca para que o usuário possa ter uma base de dados única para realizar
sua pesquisa (não é viável ter uma base de dados/plataforma para pesquisa
segmentada por empresa – em sites diferentes - pois a tendência é que a biblioteca tenha contratos
com diversas empresas para montar seu catálogo), e também para que o usuário,
desta forma, enxergue tudo o que está à disposição como sendo um produto da
biblioteca.
Liliana comentou que antes dos
e-books a gestão era “bibliográfica” e, agora, com os impactos causados o foco da gestão será outro: “o conteúdo”.
A adoção dos e-books impactará
diretamente sobre o modo como a biblioteca realizará o seu desenvolvimento de
coleções. Grande parte da obtenção dos e-books é e será feita por meio de
assinaturas não perpétuas. Ou seja, a biblioteca pagará por um determinado
tempo, por uma determinada obra e não terá garantias de que esta obra passará a
pertencer ao acervo de maneira perpétua. Podemos nos deparar com casos em que o
autor muda de editora e um livro importante para o nosso acervo pode, de
repente, passar a não ser mais parte da coleção assinada. Podemos,
simplesmente, sofrer um corte de verbas que nos impeça de renovar a assinatura
de obras bem utilizadas em nosso acervo etc.
As bibliotecas precisam ficar atentas a esses
casos, assim como a casos semelhantes, por exemplo, de fornecedores que
mudam os contratos com os editores (a biblioteca será avisada? O fornecedor ou
distribuidor conseguirá incluir no contrato a nova editora do autor que
precisa?), ou com o pagamento para acesso perpétuo ou não de plataformas (em
casos de formatos proprietários) para não perder o acesso à materiais
adquiridos de forma perpétua, mas cujo contrato diz que para ter acesso à obra
é preciso ser assinante ativo da plataforma...
Para ajudar em todas essas questões,
Liliana abordou quais os critérios que as bibliotecas devem levar em
consideração para a escolha de fornecedores, escolha de conteúdos,
especificações técnicas, funcionalidades e de modelos de negócios para a
aquisição deste tipo de material. Foi um curso muito esclarecedor, produtivo e
ficou claro que as bibliotecas precisam se posicionar e estabelecer um bom
diálogo com as empresas para que possam ser ouvidas e atendidas de forma mais apropriada.
As bibliotecas devem se posicionar de modo que possam passar a ditar as regras
do negócio, como consumidoras, e não agir de forma passiva, aceitando de maneira
imposta as condições que as empresas querem passar (e que muitas vezes não são
as mais adequadas para nós, bibliotecas). Foi um curso muito bacana!
Marcia Helena foi a
ganhadora do livro sorteado entre os participantes, cortesia da
"livrosdebiblio"!
Agradeço à Liliana Giusti Serra, por
ter aceitado meu convite para ministrar este curso, a todos os participantes,
ao Akira Takiy, por toda ajuda e apoio, à FESPSP pela parceria e a todos que
ajudaram na divulgação deste curso, obrigada!
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