Curso "Letramento Infantil", com Nádia Hommerding |
No dia 28 de setembro
de 2013, realizei o curso “Letramento Infantil: como
montar um programa para desenvolvimento de competências de leitura em Bebês e
Crianças na Biblioteca”, com a palestrante Nádia
Hommerding, em Parceria
fechada com a FESPSP.
Inúmeros estudos têm demonstrado que as crianças que consistentemente são expostas a uma variedade de estórias e experiências tornam-se melhores leitores, ouvintes, expandem seus vocabulários e desenvolvem maior capacidade de compreensão de textos, além de melhor habilidade para verbalização de pensamentos e opiniões do que aqueles que não foram expostos a tais experiências. Diante dessa constatação, pesquisadores definiram 6 habilidades/aptidões para aprender a ler, são elas:
1. MOTIVAÇÃO AOS MATERIAIS IMPRESSOS
(Print Motivation)
2.CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA (Phonological
Awareness)
3.VOCABULÁRIO (Vocabulary)
4.HABILIDADE NARRATIVA (Narrative Skills)
5.NOÇÃO/CONSCIÊNCIA DE MATERIAIS
IMPRESSOS (Print Awareness)
6.CONHECIMENTO DAS
LETRAS (Letter Knowledge)
O Letramento Infantil é: o que as
crianças aprendem e sabem sobre ler e escrever antes que saibam de fato ler e
escrever.
O objetivo do curso foi informar aos bibliotecários,
professores, pais e tutores de bebês e crianças (de 0 meses a 5 anos) a importância
da interação com livros, do ato de ler em voz alta e das consequências
positivas no desenvolvimento futuro da criança, além de buscar divertir a
criança ou bebê e despertar o sentimento de carinho e interesse na leitura e
nos livros, e como podemos realizar as ações/atividades para promover o
Letramento Infantil, seja nas Bibliotecas, Escolas ou em casa, com os
filhos/sobrinhos/netos.
O público-alvo de um programa de Letramento na Biblioteca ou Escola, ao
contrário do que muitos imaginam, não são somente os bebês e crianças, mas sim
os adultos (pais, mães, cuidadores, tios, avós). Os adultos são um público em
potencial para a Biblioteca, devemos aproveitar o momento em que eles estão na
Biblioteca com filhos para agir e proporcionar experiências de forma a fazer
com que os pais, crianças e tutores percebam a importância das crianças com os
livros, pois isso cria um laço afetivo que beneficiará o aprendizado. E,
cativando os pais, a tendência é que se cria, então, em toda a família, o gosto
pelos livros, biblioteca, incentivando, assim, a apropriação efetiva desse
espaço público pelos cidadãos.
Nádia chamou a atenção para a diferença entre “possuir
um mobiliário” para crianças e bebês na Biblioteca e “possuir metodologia de
ensino/trabalho”. Ter um mobiliário não garante uma efetiva relação entre a
biblioteca e os bebês e crianças de modo a ajudá-los em seu desenvolvimento. É
imprescindível que a instituição possua uma metodologia de ensino/trabalho, que
envolve estudos sobre o Letramento Infantil, para que de fato esse trabalho se
consolide.
Além disso, o programa de Letramento Infantil é
diferente do programa de Contação de histórias. O foco do Letramento é
trabalhar o desenvolvimento das 6 habilidades acima citadas. As ações focam
esse objetivo.
Foi um sábado muito produtivo e gostoso. A
palestrante Nádia mostrou na prática como montar um programa de Letramento, quais
e como podem ser desenvolvidas as atividades no programa.
Foi uma junção de informação com descontração e o
sábado passou voando.
Agamenon foi o ganhador do livro sorteado entre os participantes,
cortesia da "livrosdebiblio".
Confira as fotos no álbum do facebook!
Agradeço à Roseli Miranda, pela
indicação da palestrante, à Nádia Hommerding, por ter aceitado meu convite para
ministrar este curso, a todos os participantes, ao Akira Takiy, por toda ajuda
e apoio, à FESPSP pela parceria e a todos que ajudaram na divulgação deste
curso, obrigada!
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