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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Veja como foi o curso "Gestão e Organização de Acervos Jurídicos", com Andréia Gonçalves Silva

A palestrante Andréia Gonçalves
Neste último sábado, 20/10/2012, realizei o curso “Gestão e Organização de Acervos Jurídicos”, com Andréia Gonçalves Silva.

Apresento aqui um “breve” relato do que vimos neste curso onde, mais uma vez, recebemos participantes de outros estados e cidades, como, por exemplo, a Eliane, que veio de Londrina/PR pela 3º vez para participar dos cursos que organizo, a Brígida, que veio de Sorocaba/SP e a Angela Maria, que veio de Santos/SP.



O curso iniciou com a palestrante Andréia informando sobre a função do direito na sociedade, a relação entre o direito e os 3 poderes (legislativo, executivo e judiciário) e apresentando as áreas do direito e suas relações, pontos muito importantes que os bibliotecários que atuam em escritórios e bibliotecas jurídicas precisam conhecer para o bom desempenho de suas funções.

Andréia enfatizou que é muito importante o bibliotecário saber quais são as áreas de atuação do escritório e também quais são as novas tendências. Muitas vezes, o escritório incorpora novas áreas ao seu escopo ou dialoga com áreas que não são o foco principal, mas são importantes em alguns processos. A questão é que nem sempre os advogados se lembram de informar à Biblioteca, Centro de Documentação ou Arquivo, essas mudanças ou ampliações de áreas, desta forma, é muito importante que o Bibliotecário tenha “boas relações de comunicação” com os demais profissionais e departamentos do escritório, para saber de antemão os rumos que estão sendo tomados de forma que possa fazer com que o seu acervo acompanhe a demanda e se atualize rapidamente.

Foram apresentados os tipos de “Fontes de Informação Jurídica”: LEGISLAÇÃO (engloba constituições, leis ordinárias, leis complementares, medidas provisórias, emendas, resoluções, decretos, exposição de motivo, projetos de lei, instruções, portarias, deliberações, etc.), DOUTRINA (livros, artigos de periódico, pareceres jurídicos, dissertações e teses), JURISPRUDÊNCIA (sentenças e acórdãos – art. 458 CPC).

Também foram abordados os tópicos que falam sobre o “fluxo da informação jurídica”, a identificação e perfil dos “clientes da informação jurídica” e os participantes realizaram um exercício baseado em pesquisas reais de usuários da informação jurídica. O exercício disponibilizava uma lista com termos (documentos) e os participantes deveriam definir a que área do direto (ex. público, privado, interno, civil, comercial, do trabalho, tributário, financeiro, etc.) em que o termo (documento) pertencia. Foi muito bacana realizar este exercício para conhecer as “pegadinhas” e também qual é a melhor maneira de analisar os termos.

A palestrante falou sobre a “política de desenvolvimento de coleções”, quais são os principais processos de formação de coleções, seus procedimentos e o “estudo de usuários”.

O mapeamento das necessidades informacionais devem levar em conta: 
  1. A missão, objetivos, metas da Sociedade de Advogados;
  2. Áreas de atuação do escritório (negócio);
  3. Anseios e necessidades dos sócios, advogados e estagiários. 
Paulo Leite e o stand da "livrosdebiblio"
Andréia destacou a importância da “observação”. A literatura clássica da biblioteconomia sobre estudos de usuários aponta 3 ferramentas/instrumentos que podem ser utilizados para este fim, são eles: o questionário, a entrevista e a observação. Entretanto, Andréia deu uma valiosa dica, a partir de sua experiência e da experiência trocada entre os demais integrantes do Grupo de Informação e Documentação Jurídica (o GIJD), o instrumento mais utilizado pelos bibliotecários de escritórios jurídicos é a “observação”. A palestrante explica que, na maior parte dos casos, os advogados dos escritórios não se engajarão em preencher um questionário ou responder a uma entrevista. Devido ao ritmo de trabalho dos escritórios, sempre com prazos estourando para realizarem os processos, o instrumento mais adequado para o Bibliotecário utilizar será mesmo a “observação de seus usuários/clientes”.

A palestrante explicou quais são os procedimentos “operacionais” para seleção e aquisição de acervo, os critérios de para a seleção e qualidade do acervo, fontes auxiliares para a seleção e listou alguns fornecedores da área jurídica.

Um dica muito importante foi a de que os bibliotecários de escritórios jurídicos devem “firmar parcerias com editores e livreiros que atuam no segmento atuação do escritório”. Essas parcerias, explica Andréia, são muito benéficas pois ajudam o bibliotecário a conseguir certas obras com muita rapidez, por exemplo, ou evitam a compra desnecessária de material. Ela explica que, quando se tem um bom livreiro como parceiro, ele costuma enviar ao bibliotecário, para “avaliação” ,livros e coleções novas ou reeditadas. Muitas vezes uma coleção inteira é publicada como um “reedição” quando, na verdade, trata-se de uma “reimpressão”. Ter a coleção em mãos para fazer essa análise ajuda o bibliotecário a não gastar dinheiro com compras desnecessárias. O bibliotecário pode avaliar o material para, assim, ter subsídios para definir com propriedade se a aquisição precisará ou não ser efetuada.  

A palestrante também orientou sobre o desenvolvimento de coleções eletrônicas, quais os procedimentos, os caminhos, as principais bases, os prós e contras desse tipo de coleção.

Mostrou quais são as obras que exigem atualizações constantes e falou sobre a questão das obras estrangeiras e internacionais. Passou uma lista com as principais obras e autores de cada segmento jurídico e também tratou a questão da gestão e organização das fontes doutrinárias.

Foi um sábado muito produtivo, Andréia passou muitas informações e dicas importantes que com certeza auxiliarão o trabalho dos demais profissionais desta área.

Maria Luiza, ganhadora do livro sorteado
A ganhadora do livro “O Império dos Livros: Instituições e Práticas de Leitura na São Paulo Oitocentista”, sorteado entre os participantes, foi a Maria Luiza Martins Oliveira.

Agradeço à palestrante Andréia Gonçalves Silva, por ter aceitado o meu convite para realizar este curso, agradeço à Luana Altran, por me ajudar com o credenciamento e preparativos para o coffee break, ao Akira Takiy (da Takiy Indústria Gráfica) pela impressão do material e apoio que sempre me dá em todos os momentos, agradeço também à todos que ajudaram na divulgação deste curso e a todos os participantes que fizeram com que sua realização fosse possível, muito obrigada!

As fotos do curso estão postadas no Facebook e podem ser vistas clicando aqui.

Até a próxima!

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