Abertura do curso: Sr. Paulo Escanhoela, Roseli Miranda e Paloma |
A vontade e empenho das bibliotecárias Denise Fernandes e Jéssica Bussoline foram muito importantes na realização deste curso. No papel de bibliotecárias
facilitadoras, conseguiram firmar uma parceria, por meio da obtenção do apoio e
patrocínio do Escritório Escanhoela Advogados Associados, que aprovou o meu projeto para o curso "Documentação
Jurídica e Financeira: da gestão à organização técnica" e financiou
sua realização aos bibliotecários residentes em Sorocaba.
Welcome coffee |
O curso foi realizado no dia 10 de novembro de 2012 (sábado), com duração de 6h, nas dependências do Escanhoela Advogados Associados. Iniciou-se às 9h, com o credenciamento e um delicioso welcome coffee oferecido pelo escritório.
A abertura foi realizada por mim e tivemos o prazer de conhecer um dos sócios fundadores do Escanhoela Advogados Associados ,o senhor Paulo Escanhoela, que falou brevemente sobre o histórico do escritório e também sobre a importância do trabalho do bibliotecário em escritórios jurídicos.
O curso abordou os temas sobre administração do arquivo jurídico, gestão e controle de rotinas, aspectos legais e conceituais, tipologia documental jurídica, tratamento técnico de documentos, administração da documentação financeira, aspectos legais e impactos administrativos, tratamento técnico de documentos e acervo digital: gestão e preservação.
Jéssica e Denise, facilitadoras do curso em Sorocaba |
Os momentos mais ricos dos cursos da Roseli Miranda, na minha opinião, são as dicas que ela nos dá. Com uma vasta experiência de trabalho em centros de documentação e arquivos de grandes empresas financeiras e jurídicas, a palestrante Roseli sempre alia a teoria à prática e nos dá exemplos reais, o que torna o aprendizado muito mais fácil e prazeroso.
Uma dica importante foi a de "não centralizar" o custo de armazenagem (no caso de empresas que precisam guardar parte de seus acervos/arquivo em empresas de logística/armazenagem) no Centro de Documentação/Informação ou Arquivo. Atrelar o custo da armazenagem ao "departamento" que gerou a documentação é uma boa maneira de fazer com que o Centro de Documentação/Informação ou Arquivo não seja visto como um departamento oneroso. Quando esse custo é passado aos departamentos, muda-se a forma como a arquivo é visto e também a forma como os departamentos lidam com a documentação. Como armazenamento custa (e caro), os departamentos tendem a tratar de forma mais adequada a sua documentação, assim como a utilização dela. A tendência é que o uso se torne mais eficaz.
Outra orientação importante dada pela palestrante foi a de que Arquivo e Biblioteca Jurídica trabalhem juntos, ou seja, estejam próximos e mantenham um bom diálogo. Afinal, um trabalho complementa o outro e, assim, beneficiam os usuários como um todo. Não podem trabalhar de forma isolada.
A palestrante: Roseli Miranda |
Além de partilhar seu conhecimento, Roseli Miranda também indicou muitos livros durante sua exposição, desde os clássicos dos escritores: Heloísa Liberalli Belloto, Marilena Leite Paes, Marta Valentim, José Augusto Guimarães e Theodore Schellenberg, como também a coleção "Como Fazer" do Arquivo do Estado São Paulo, disponível gratuitamente pelo site, que trata de temas como "Como avaliar documentos de arquivo", "Como classificar e ordenar documentos de arquivo", até "Como fazer análise diplomática e análise tipológica em documentos de arquivo", entre outros.
Foi um sábado muito produtivo, onde todos nós pudemos aprender bastante, o ambiente proporcionou uma troca muito bacana não apenas com a palestrante, mas também entre os participantes e agradeço imensamente à Denise Fernandes e Jéssica Bussoline, pelo convite, empenho e atenção, agradeço ao Escanhoela Advogados Associados e a toda sua equipe: Sr. Paulo, Lilian, Alexandre e Alex, por acreditarem no projeto, pelo apoio, patrocínio na realização deste curso, e toda a atenção dispensada, agradeço à palestrante Roseli, por ter aceitado meu convite e por mais esta oportunidade de trabalho conjunto e aprendizado, à Gráfica Takiy pelo excelente serviço prestado e a todos os participantes, bibliotecários de Sorocaba, que nos receberam com uma simpatia contagiante, muito obrigada a todos!
As fotos do curso estão postadas no Facebook e podem ser vistas clicando aqui.
0 comentários :
Postar um comentário