About

terça-feira, 31 de março de 2015

curso “Metadados para ambientes digitais”, com a Prof.ª Dr.ª Zaira Regina Zafalon

Estão abertas as inscrições para o curso “Metadados para ambientes digitais”, com a Prof.ª Dr.ª Zaira Zafalon






  Curso oferecido pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), com apoio da livrosdebiblio e Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região


Ambientes digitais cada vez mais têm sido caracterizados como dinâmicos, intuitivos e criativos além do potencial de criação coletiva bem como para compartilhamento de informação. Entretanto, por envolverem diretamente mecanismos de busca e recuperação, são requeridos padrões de representação que promovem a qualificação da informação por meio de atributos que garantem a interoperabilidade entre sistemas, a integridade dos registros e a acessibilidade aos recursos informacionais. Esse é o ponto central desse curso no qual serão apresentados os padrões de metadados para os mais variados recursos informacionais e que considera arranjos segundo áreas de domínio, comunidades, função e propósito de cada padrão.

Objetivos:
- Contextualizar o conceito de metadados, bem como os padrões adotados e a aplicação;
- Incentivar a adoção de padrões de reconhecimento internacional para que seja possível o intercâmbio de dados;
- Subsidiar os participantes quanto às questões a serem analisadas no processo de identificação, seleção e aplicação de metadados;
- Apresentar e discutir os vários padrões de metadados.

Carga horária do curso: 06h, realizado em um sábado.

Conteúdo Programático:
- Metadados;
- Padrões de metadados para projetos em ambientes digitais;
- Linguagens de marcação;
- Dados de autoridade.

Metodologia: aulas expositivas e práticas com discussão de conceitos, propostas e aplicações; recursos multimídia; atividades em grupo; apresentação de link´s relacionados.

Público-Alvo: Profissionais que atuam com a informação; Estudantes de Biblioteconomia, interessados em geral.

Programe-se!
Data: 30 de maio de 2015 (sábado).
Horário: das 9h às 16h.
Local: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Obs.: O curso precisa atingir um número mínimo de participantes e as vagas são limitadas. Caso este número não seja atingido, faremos a devolução do valor pago.
Os participantes receberão material e certificado em formato digital.

Valores e formas de pagamento:
Valor: R$ 145,00
Formas de pagamento: Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Boleto Bancário ou Depósito em conta
Você pode pagar sua inscrição via PagSeguro, utilizando cartão de débito, crédito (à vista ou parcelado) ou boleto bancário. Se preferir realizar o pagamento via depósito em conta-poupança, os dados bancários serão informados no formulário de inscrição.
Inscrições via depósito em conta-poupança podem ser realizadas até 27/05.

Valor para associados ABECIN: R$ 95,00
Forma de pagamento: somente via depósito em conta
Os dados bancários serão informados no formulário de inscrição.
Inscrições via
 depósito em conta-poupança podem ser realizadas até 27/05.

Emitimos Nota Fiscal para empresas e instituições. Para obter a nota, por favor, envie os dados (razão social, CNPJ, endereço da empresa e nome completo do participante) para: paloma.altran@gmail.com


Currículo Resumido da Prof.ª Dr.ª Zaira Regina Zafalon.
Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). Atua como docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É parecerista ad hoc de periódicos e eventos científicos. É lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais (UFSCar). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Tecnologia (UFSCAR) e do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) e da Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação. São temas de interesse e de pesquisa: Catalogação e catalogação automatizada; Metadados, padrões e estruturas de representação da informação, Formato MARC21, BIBFRAME, AACR2r, RDA; Automação e softwares em unidades de informação; Intercâmbio e conversão de dados; Aspectos teóricos e conceituais de catalogação, sintaxe e semântica de registros bibliográficos. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos para o Formato MARC21 Bibliográfico.
Acesse o Currículo Lattes.

0 comentários :

Postar um comentário