About

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Curso "Fundamentos de Arquitetura da Informação", com Fernando Luiz Vechiato


Estão abertas as inscrições para o curso "Fundamentos de Arquitetura da Informação", com Fernando Luiz Vechiato.

O desenvolvimento da Web e de suas tecnologias potencializou as formas de produção, gestão, comunicação e compartilhamento de informação e conhecimento pelos indivíduos e organizações. Entretanto, muitos ambientes informacionais digitais carecem de estrutura, organização e/ou elementos que propiciem facilidade de acesso e uso da informação, o que compromete a construção de conhecimento na interação humano-computador. Emerge, nesse contexto, a Arquitetura da Informação, com aportes teóricos e práticos que permitem refletir a respeito dos aspectos que permeiam o projeto e o desenvolvimento de ambientes informacionais digitais, amenizando as dificuldades de acesso e uso da informação. Tendo em vista a influência das teorias e metodologias da Ciência da Informação na Arquitetura da Informação, torna-se relevante aos bibliotecários, arquivistas e outros profissionais da informação conhecer essa área em crescimento, visto que possuem competências para atuar como arquitetos da informação ou mesmo podem utilizar esse conhecimento para elaborar recursos e serviços de informação com vistas à sua acessibilidade e usabilidade em seu trabalho cotidiano.

Objetivo: Compreender os principais conceitos, elementos e métodos que permeiam a Arquitetura da Informação e sua aplicação em ambientes informacionais digitais, bem como o fluxo relacionado à elaboração de um projeto.

Conteúdo:
  • Arquitetura da Informação Digital: aspectos conceituais e práticos; anatomia (elementos de organização; elementos de representação; elementos de navegação; elementos de busca e recuperação da informação);
  • Usabilidade e Acessibilidade no contexto da Arquitetura da Informação;
  • Processo e métodos para elaboração e para avaliação de projeto de ambientes informacionais digitais.
Público-Alvo: Bibliotecários, Arquivistas, Estudantes e demais interessados.

Metodologia: Aula expositiva, atividades dirigidas (avaliação de web site) e dinâmica em grupo (card sorting).

Carga Horária: 8 horas.

Programe-se!

Data: 15 de dezembro de 2012 (sábado).

Horário: das 8:30h às 18h.

Local: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar – Próximo à estação de metrô Trianon-Masp.

Vagas limitadas.
Os participantes receberão certificado.

Valores:

Para inscrições de 22/10 a 30/11: R$ 110,00.

Para inscrições de 01/12 a 13/12: R$ 140,00.

Para ter acesso ao formulário de inscrição e orientações para pagamento, envie um e-mail para: cursosdebiblio@gmail.com

Curriculum Vitae Resumido de Fernando Luiz Vechiato:
Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGCI/UNESP – Campus de Marília). Mestre em Ciência da Informação (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2007) pela UNESP – Campus de Marília. Técnico em Informática pelo Colégio Técnico de Limeira (COTIL/UNICAMP).

Para ter acesso ao Currículo Lattes completo, clique aqui.

1 comentários :

Gostaria de saber se este curso será oferecido novamente. Obrigada

Postar um comentário