About

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Veja como foi o curso "Fundamentos de Arquitetura da Informação", com Fernando Vechiato


Abertura do curso, com Fernando Vechiato
Sábado, dia 15 de dezembro, realizei o último curso da programação 2012, com o tema “Fundamentos de Arquitetura da Informação”, com Fernando Vechiato, bibliotecário formado pela UNESP, Campus de Marília, com Mestrado e cursando o doutorado pela mesma instituição.

Fernando Vechiato falou sobre os principais conceitos, elementos e métodos que permeiam a Arquitetura da Informação e sua aplicação em ambientes informacionais digitais, bem como o fluxo relacionado à elaboração de um projeto.

Falou e mostrou exemplos sobre aspectos práticos e anatomia: elementos de organização; elementos de representação; elementos de navegação; elementos de busca e recuperação da informação. Também esclareceu sobre os conceitos de Usabilidade e Acessibilidade no contexto da Arquitetura da Informação, com exemplos de sites que utilizam ou não esses fundamentos da Arquitetura da Informação.

Depois de ter explicada a parte teórica (fundamentos e conceitos) e de ter mostrado muitos exemplos práticos, os participantes realizaram a atividades de “Card Sorting” para colocar em prática o conteúdo visto.

Fernando Vechiato ainda falou sobre os processos e métodos para elaboração e para avaliação de projeto de ambientes informacionais digitais.

Participantes do curso
Entre os participantes estavam não estudantes e bibliotecários formados, mas, também, profissionais da área de ciência da computação, o que enriqueceu o debate e troca de experiências.

Tivemos participantes que vieram de Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e do interior de São Paulo, das cidades de São José dos Campos, Sorocaba, Embu das Artes, Osasco, Santo André e Cotia!

Um ponto muito bacana durante o curso foi a passagem de um documentário sobre “acessibilidade”. Pelo documentário percebemos o quanto estamos despreparados para garantir o acesso a todos. Na maior parte das vezes não nos damos conta de que nossos sites, blogs, páginas de bibliotecas e catálogos, não estão acessíveis aos deficientes visuais, auditivos e/ou que possuem alguma disfunção motora.  

Para quem tiver interesse, aqui está o link para o documentário sobre acessibilidade na web. Vale a pena ver!

E, para quem deseja saber se seu site/blog pessoal ou institucional está de acordo com as diretrizes de acessibilidade para a web, o site “Da Silva” faz a avaliação e mostra o que deve ser melhorado para que sua página fique acessível a todos os usuários. É uma ferramenta gratuita e bem simples de usar.

Foi um sábado muito bacana e agradeço muito ao Fernando Vechiato por ter aceitado meu convite para ministrar este curso!

Agradeço, também, a todos que ajudaram na divulgação deste curso, aos participantes, que enriqueceram ainda mais o sábado, a partir dos comentários e trocas de experiências, e ao Akira Takiy, pelo apoio e companheirismo!
 

Confira as fotos publicadas no álbum do Facebook.

2 comentários :

Oi Paloma

Gostei do curso, considerei bem satisfatório o Fernando Vechiato, é uma pessoa muito tranquila soube levar super bem o dia de trabalho....o tema foi super apaixonate....espero participar de mais encontros como este beijos e aproveito para desejar a toda nossa turma de curso e amigos um ano de 2013 repleto de felicidade, leveza e determinação bjs

Olá Marli, muito obrigada!
Fico feliz em saber que gostou do curso e do tema! Em 2013 teremos mais cursos desta temática, a programação será divulgada em fevereiro.
Um grande abraço, obrigada pelo apoio, boas festas e ótimo 2013 p/ vc e sua família!

Postar um comentário