About

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Veja como foi o curso "Conservação de Acervos Documentais", com Fernanda Brito, em 13/07/2013

No dia 13 de julho de 2013, realizei o curso "Conservação de Acervos Documentais", com Fernanda Brito. Segue um resumo do que vimos.

Curso "Conservação de Acervos Documentais", em 13/07
Foi um sábado super produtivo, o curso foi super bacana. A Fernanda tem vasta experiência e muito conhecimento sobre o assunto. Além disso, ela nos brindou com seus materiais. Durante todo o curso, conforme a Fernanda iniciava um novo tópico, aproveitava para mostrar aos participantes os diferentes materiais sobre os quais falava: pergaminho, diferentes tipos de papéis, diversos tipos de encadernações, fitas de medição do ph do papel, caixas e embalagens de acondicionamento e conservação para livros, documentos, mapas, fotografias etc.
Materiais

Fernanda falou sobre a diferença entre preservação, conservação, conservação preventiva e restauração, informou que a conservação e a preservação existem para dar “acesso” dos documentos aos usuários e lembrou os valores: informacional, histórico e cultural dos documentos.

Informou sobre a entidade “Escudo Azul Paulista”, que possui parceria com o corpo de bombeiros para que eles tenham uma ação diferenciada em ocorrências em acervos. A instituição também realiza treinamentos aos interessados em aprender quais as ações necessárias para salvaguardar acervos em momentos de risco/tensão.

Fernanda mostrou e explicou sobre os diferentes tipos de papéis para que possamos identificá-los nos acervos em que atuamos e saber quais cuidados e ações tomar, para, assim, evitar problemas irreversíveis como a encadernação incorreta. Saber o sentido da fibra do papel, por exemplo, é algo muito importante para a vida do livro, para a sua duração, se o encadernador não prestar atenção a esse detalhe, se não fizer a encadernação respeitando o sentido da fibra do papel, o trabalho prejudicará o material, o papel ficará tensionado inviabilizando, inclusive, o acesso a esse livro. A encadernação pode ser feita de forma a não permitir que o usuário consiga abrir corretamente o livro. Sabendo informações como essas, o bibliotecário e o arquivista têm mais condições de gerenciar o acervo, assim como escolher as empresas/profissionais que trabalharão com os materiais que compõem o acervo.  
Stand da "livrosdebiblio"

O stand da “livrosdebiblio” marcou presença durante o coffee break!

A palestrante falou sobre os agentes de deterioração de acervos (internos e externos), suas causas e como evitá-los. Ensinou, também, as formas de limpeza dos acervos, quais os equipamentos/utensílios, como e em que periodicidade devem ser utilizados para a limpeza do local e do acervo.


Fernanda informou sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e explicou a importância da correta utilização desses equipamentos.

Gislene, ganhadora do livro sorteado
O curso também abordou as questões de estudo, planejamento, diagnóstico e gestão dos acervos visando a sua conservação. Fernanda ressaltou a necessidade de um trabalho conjunto entre os profissionais que atuam na unidade de informação (biblioteca, arquivo, centro de memória etc.) para a realização do diagnóstico, ferramenta imprescindível para a elaboração do Plano/Política de Conservação do acervo.

Gislene foi a ganhadora do livro sorteado entre os participantes, cortesia da "livrosdebiblio".

Paloma Altran e Fernanda


Agradeço à Fernanda Brito, por ter aceitado meu convite para ministrar este curso, a todos os participantes, ao Akira Takiy, por toda ajuda e apoio, e a todos que ajudaram na divulgação de curso, obrigada!

As fotos podem ser vistas no álbum do Facebook.




0 comentários :

Postar um comentário